Por Sebastião Kupessa.

 

 

 

Com a sede em Genebra, o Forum Angolano de Reflexões e de acções, F. A. R. A. em sigla, é uma organização de Angolanos e de não-angolanos que tem como objectivo de investir no alce universal para implementação de novas relações e equilíbrios entre os indivídios, comunidades, povos, nações e civilizações.

 

Para o Sr David Muanza BONGO, o presidente do FARA, ao contrário de muitas organizações efémeras que os angolanos na diáspora fundaram no passado, a organização que dirige, tem bases sólidas que permite-lhe pôr em prática os objectivos preconizados, porque é incarnada por pessoas responsáveis.

 

O Forum foi fundado no di 28 de Abril de 2008 em"Maison de Charon" , na Comuna de Versoix, no Cantão de Genebra, na Confederação Helvética. Os membros que participaram na sua criação são: David Muanza Bongo, Roberto Queva, Afonso Pires Sadi, Luzitu M’Fumu,  Alberto Vasco, Sebastião Luanda, Muanza Nduka Blanchard, Silvestre Manzambi, Pedro Masukidi, Mpambani Zula, João Adolfo Fernando, Merlin Makonda, Castelo Tuyindula, Dias Emmanuel Mabanza, Joaquim Nkidiaka, Podi Mingiedi, Mpembele, Eduardo Lubanzadio, Remi Luvumbo, Miguel João Manuel, Pascoal Lucimba, Pedro Monteiro, Jose Simão, Bruno Pandi e Eduardo Makumbasi.

02102011506h.jpg

O presidente do Fara, indica ainda que REFLEXIR E AGIR - DIGNIDADE E SENTIDO DE HONRA, são dois princípios filosóficos que sustentam a organização. Com base disto, desde a sua fundação, já realizou-se com sucesso, as seguintes actividades :

 

-  28 de Abril de 2008 - Criação do FARA.

 

- 25 de Maio de 2008 - Revisão e adopção dos estatutos.

 

- 23 de Agosto de 2008 - Primeira conferência - Debate sobre o tema: Emigração angolana, causas, consequências e perspectivas. Em parceria com " Maison Kultura".

 

- 14 de Fevereiro de 2009 - Mesa redonda com a juventude de angolanos. Em colaboração com "Maison Kultura" e "Couler d'Afrique".

                                                                                                                

- 16 de Maio de 2009 - Primeira Assembleia Geral do FARA.                      

 

- 14 de Novembro de 2009 - Comemoração do 34° aniversário da independência de Angola e segunda Conferência Debate sobre o tema: - Jesu Cristo, sorte (chance) ou maldição para os africanos? Orador Pastor Melo Nzeyito Josias.

 

- 15 de Maio de 2010 - Segunda Assembleia Geral do Fara.

 

- 30 de Novembro de 2010 - Comemoração no Cantão de Genebra, do 35° aniversário da independência de Angola.

 

- Dezembro de 2010 - Lançamento do espaço electrónico: www.fara-nza.org.

 

- Inauguração da sede social do FARA no dia 8 de Maio de 2011, cujo o endereço é: Centre Panafricain "ZENOO", 44 Rue de Berne, 1201 Genève/SUISSE.

 

 


O desenvolvimento de Angola também faz parte das preocupações dos conceptores do FARA, está previsto, quando as condições serão reunidas, construir uma bibiotéca e um cyber-café no Município da Damba, na província do Uíge. Porque Damba?- "Porque faz parte de Angola"- reponde David Muanza Bongo e continua-" A maioria dos membros fundadores são originários desta localidade, se quizer limpar a casa dos outros tens que começar primeiro, limpar na tua própria casa. Depois da Damba, vamos estender os nossos investimentos noutras localidade do Uíge e do resto do país." Concluiu.

 

Edificio da Rádio Nacional de Angola

Está em previsão a construção de uma bibiloteca e um cyber-café na Damba , nesta imagem, a Rádio Nacional de Angola na vila da  Damba (foto de A. Mbuta)

 

Para terminar o presidente do FARA, em visita ao responsável de site do Muanadamba.net, elogiou o trabalho feito pelos colaboradores deste espaço electrónico, na restauração e conservação da memória e história da Damba e do Uíge. Pois " o site da Damba não é  propriedade de uma pessoa, mas é um bem comum de todos dambianos, é um património da Damba que deve ser conservada, que todos anandamba's devem participar na divulgação das coisas da Damba em geral."

 

O Forum  Angolano de Reflexões e Acções, FARA, está aberta para todas pessoas de boa vontade, angolanas como não. Os que desejam fazer parte (o que aconselhamos) podem contactar nos seguintes endereços: FARA - Case postal 471, CH-1290 VERSOIX- TEL 0041 79 818 72 09 ou 0041 79 627 88 00, email: farafr9@gmail.com.

 

 


 

Ngiele mu nzila Kongo.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :