Publié par fara

 

 

 

Dontana 2Depois do maxi-single ECLIPSE, Dontana nos surpreende neste álbum entitulado ANAFRICA (filhos de África), com 16 faixas, todas de índole social.

 

 

Não por cantar a sua Damba natal ou em kikongo que devemos considerar-lo como melhor cantor, Dontana é acima de tudo, um músico africano, na classe do Lokwa Kanza ou do Maestro africano Ray Lema, natural de Nkolo-Fuma, no visinho RDC, há escassos km da fronteira angolana.

 

 

Não é estranho a omnipresença do batuque e do Kisanzi, símbolos da música Africana, versão bakongo, a chamada masikilu, na maioria das suas canções. O seu pan-africanismo é testemunhado pela presença do cameronês Njany Sitson, que canta na sua língua materna, Medumba, em dueto, na canção n°5, IYE-IYE, que o site  da Damba elegeu como música do mês ( ver link). Outro exempro, não menos importante, a participação como percussionista, do congolês de Brazzaville Nzungani.

 

 

 

 

Todos os títulos foram arranjados e produzidos pelo próprio Dontana atravêz do Top-Sound productions.

 

  Dontana

 

 

O cantor angolano natural da Damba, província do Uíge, redicado na Alemanha, é um compositor versátil, guitarrista, vocalista e percussionista. Começou a cantar e tocar batuque em 1975 com dêz anos de idade na Paróquia do Kimbunga.

 

 

O presente CD com seguintes canções: Kya ku kya, Mayalele, Zola Nkweno, Dilu ye lukazu, Eyi eyi, Ngola yasisa, Longo lwa bela, Ana Ngola, Tuzolana, Mpasi za nza, Mabanza Lwanda, Sanzi, Tsiama, Nvwanzi a tsutsu, Zola muna Makanda, Kumama, cantadas em kikongo e alemão, de semba e masikilu, kinbondo e kimbongila, ritmos tradicionais da música africana e moderna, mas com mistura de elementos da música sul-americana.

 

 

Dontana 2k

 

 

O artista estará em Luanda, na primeira semana do mês de Março onde vai apresentar o disco ANAFRICA que será acompanhado  de uma sessão de assinaturas, num encontro com os seus fans em Luanda.

 

 

Os que desejam (aconselhamos) adquirir o CD, contactar directamente o cantor na sua página Facebook/ Dontana ou no site da Damba, utilzando o e-mail de contacto: info@muanadamba.net

 

                                          

                                                                                                               

  Sebastião Kupessa

 

Fonte: www.muanadamba.net

                                     

 

 

Ngola yasisa - Dontana

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article