Publié par fara

 

 

Por Dinho Chingunji

 

 

Dinho.jpg

 

 

Acabei de receber um telefonema de um velho amigo meu, que me fez uma pergunta simples, mas muito importante, sobre as dedicatórias para o Nacionalista Mendes Carvalho.

 

No dia como este,muitas pessoas vieram publicamente a frente com todos os tipos de dedicatórias para o grande nacionalista. Dizia o meu amigo: "Mas porquê que ninguém fala dumas das realizações muito importante nos tempos modernos sobre o papel do velho Uanhenga Xitu, que deixou como património para o país e as gerações futuras?" Mendes Carvalho e Tito Chingunji foram os que abriram os corredores da Paz que levaram à assinatura dos Acordos de Paz de Bicesse que trouxeram a Democracia e Multipartidária em 1991.

 

                                                            dinhosdinhosa

                                                                      Tito Chingunji e Mendes de Carvalho

 

Tito Chingunji tinha solicitado o Mandato directamente do Presidente Savimbi em 1985 após a forte ofensiva militar do governo Angolano. Ele reportaria directamente ao seu Presidente e do Savimbi foi lhe dado o poder de moldar a iniciativa como ele assim o desejasse com suas habilidades Diplomáticas. Assim sendo,optou por entrar em contacto primeiro com o Nacionalista Mendes de  Carvalho porque ele era uma pessoa que era um velho amigo de seu pai, desde os tempos coloniais da guerra pela independência.O pai de Tito e Mendes de Carvalho foram ambos presos na prisão do Tarrafal.

 

Mendes de Carvalho era Diplomata e Embaixador na Alemanha e na altura era um homem de confiança do Presidente dos Santos. Foi assim que ele também conseguiu a luz verde de Angola e dado todos os poderes para avançar com os contactos. Dos Contactos e factos vindo do Tito Chingunji; Mendes de Carvalho conseguiu convencer o seu governo e foi aplaudido nos despachos com Presidente José Eduardo dos Santos do governo do MPLA e em seguida criou uma equipe para para prosseguir com as negociações que eventualmente culminaram com os acordos de Paz de Bicesse, em Portugal em 1991.

 

Tito,infelizmente, foi mais tarde removido quando o MPLA estava convencido da veracidade do diálogo. Tito tinha através de suas negociações tácitas sido prejudica da na Jamba com acusações de traição. Mas quando sua táctica funcionou, e o MPLA estava pronto para falar em público com a UNITA/Savimbi, o reconhecimento mundial do Tito tornou-se a sua queda na Jamba que selou o seu fim e posteriormente desaparecimento físico em 1991 depois do Bicesse.

 

 

                                                                                               Fonte: facebook / Dinho Chingunji

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article