Publié par fara

 

 

 

Por Rocha Nefwani

 


 

O PROFETA BUELA MUANDA
No ano 1457 da era de Peixes:

 


O Anjo de Deus Muanda Kongo cria o "Profeta BUELA MUANDA" que prediz a chegada dos invasores, o mindele.

Pelo ano 1471:
Debaixo do reinado de Rei Nzinga Nkuwu, os invasores portugueses chegam a dia de Kongo Luangu do qual eles batizam do nome " o Rio de Gabao ", onde do nome o "Gabão." Este português foi da Europa pela ilha Kalunga para o qual eles dão o nome de "Sâo Tomé."

1'an o ano 1482:
O Diego Câo português chega à boca do rio Muanza (pseudônimo rio o Congo) que ele nomeia o "Zaire", por deformação da palavra NZADI, o rio.

3 de maio 1491:
Rei que Nzinga Nkuwu, convertido ao Cristianismo, é batizado, enquanto abrindo o modo assim à penetração do Cristianismo no Reino de Kongo.

Enquanto capitão Português Luiz da Souza e os espiões de padres fingiram falar sobre Deus com MBANZA KONGO, os outros soldados portugueses ficaram no porto de ataques de Mpinda Bakongo que mora nas ilhas de Bula Mbemba, Mbulukoko, Malela e Mateba para capturar Pretos de escravos para vender em Oeste!

Desta data, os europeus se apelidaram "MINDELE" daqui em diante. Em idioma de kikongo (língua), a palavra " Mundele " (no plural " Mindele") "terrorista" de meios, "invasor", ou " espírito maléfico ". A palavra branca diz a si mesmo kikongo "Mpembe."

 

 

                                                                       

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article