Publié par fara

 

 

Por Dinho Chingunji


Dinho

 

 

Chegada dos velhos na base do Delta

 

A chegada de Chiuca no Delta em 1979 (bases na Namíbia aonde a UNITA e a sua direcção juntou-se antes da criação da Jamba), foi um acontecimento louvado por muitos. A chegada do Professor Eduardo Jonatão Chingunji Fundador e Nacionalista preso pela PIDE e desterrado para o Tarrafal em Cabo Verde de 1969 à 1974, iria fortalecer as fileiras da luta da UNITA. Depois da UNITA ter sido expulso do Kuito (Bié) pelas forcas Cubanas e FAPLAS, aonde exerceu o posto de Governador ate Fevereiro de 1976, teria regressado na terra de origem dos Chingunji chamado Chiuca. Mas a coabitação com muitos povos de Chiuca nunca foi fácil. Muito acabaram por culpa-lo pelas constantes buscas das forças Fapla/Cubanas a caça dos indesejáveis cabeças da UNITA. Para os críticos, o sofrimento deles sob pressão constante das forcas Cubanas/Faplas, era culpa do Professor Jonatão por ter fundado a UNITA. Os Cubanos várias vezes invadiram a zona aonde estava escondido e como co-fundador da UNITA os dirigentes do MPLA anunciaram um premio sobre a cabeça dele. Quem denunciasse o professor seria bem compensado. Assim entre 1976 até fins de1978 o professor e a sua mulher Violeta Jamba Chingunji mudavam constantemente a sua localização.


Jonatâo

 

Savimbi que na altura tinha os filhos do professor no circuito da sua guarda ou segurança Presidencial, acompanha atentamente o sofrimento e perseguição do nacionalista. E muitas as vezes o JMS prometeu que iria fazer tudo para traze-los nas zonas mais seguras aonde ele e a direcção estavam.

 

Quando finalmente o professor Jonatão e Violeta chegaram no Delta, a notícia foi recebida com jubilação por todos que respeitavam o homem. Durante os próximos dias, a enchente de população que ia dar as suas boas vindas na tenda aonde ficou a ser a sua casa, faziam filas que ninguém jamais tinha visto nas matas. Infelizmente, esta adulação não agradou o JMS. Passando algum tempo, JMS com seus Capangas começaram a sujar o nome do professor e a criticar a adulação que só merecia para o JMS como Presidente. Passando algo tempo, Savimbi começa a queixar se de estar a ser ameaçado pelo feitiço forte do Jonatão e esposa Violeta. JMS declara que estava doente e que a culpa era do grande professor que muitos adulavam. Uma noite dessas faz gritos e pedidos de socorro porque estavam os feiticeiros no quarto dele a quererem ou tentarem mata-lo. Aponta o dedo à Violeta esposa do Jonatão. Embora que neste preciso momento ele se encontrava ocupado com uma senhora histórica e conhecida. A senhora sai descomposta a correr da casa. Os guardas/seguranças que anos depois tornaram-se Generais famosos no conflito armado, entram e o Gen, JMS insiste que a Violeta tinha conseguido sobre voar a casa e aterrar pelo tecto e entrar no quarto dele para mata-lo. Os guardas fazem buscas e não encontram sinal nenhum nos arredores da velha Violeta além sabendo que a única pessoa que lá estava é a senhora conhecida que retirou-se imediatamente.

Jonataoi.jpg

Dia seguinte, um General e também fundador da UNITA, convoca um comício na base, aonde começa a repetir as acusações e faz ameaças violentas contra todos aqueles que são suspeitos de ser apoiantes do feitiço que queria matar o Presidente Fundador. A base do Delta fica agitada surpreendido com a ousadia dos culpados. Mas fica estupeficado quando os rumores são apontados ao Jonatão e sua esposa. A maioria e principalmente velhos de referência recusam este tipo de sujidade baixo e dão conselho contrário ao JMS. Ninguém além dos mandados capangas e fanáticos aceitam as acusações.

 

Savimbi, manda chamar o professor Jonatão e seus parentes mais próximos para uma reunião na casa dele. Na reunião, o JMS acusa o professor de ter vindo para destabilizar a Revolução e querer mata-lo. Jonatão não acredita que JMS fosse este homem capaz de vir com acusações tão absurdas. JMS que tempos atrás ainda pediu que pudesse ter a cassule dos Chingunji a Alice “Lulu” como uma das esposas. Dois anos antes outro filho do Jonatão teria sido morto numa emboscada da própria UNITA alegado terem o confundido com um Cubano por ter sido de pele clara. A Reunião foi quente. E no dia seguinte, o JMS manda os capangas para matar os velhos secretamente. Mas convoca um comício aonde mente aos presentes que o casal Chingunji estava a ser transferido para Catapi do lado de Angola que faz fronteira com a Namíbia. Só que muita gente não acatou isso porque na altura havia muita fome no Catapi e não fazia sentido nenhum levar os velhos para esta base. Os velhos foram levados e mortos apaulada no mesmo ano de 1979. O caricato, é que meses antes, o JMS tirou o Tito das forcas de Segurança que comandava e enviou para fora para fazer a Diplomacia.

 

O Eduardo Junior melhor conhecido por Dinho e carinhosamente tratado por Dinho grande em casa (porque eu o sobrinho também sou Dinho e assim eu era tratado por Dinho pequeno); depois de algum tempo, levantou-se contra a morte dos países e falou da possibilidade de vingar-se. O Dinho em Maio de 1977 fugiu das cadeias de Luanda aonde estava preso desde fins de 1975 quando ao ouvir do desaparecimento do seu irmão Tito nas montanhas da província de Benguela durante os confrontos com o MPLA teria decido em resgatar o seu irmão mais velho mas acabou ele próprio ficar preso e levado para as cadeias de Luanda. Assim Dinho fica o primeiro famoso preso da UNITA a fugir de Luanda durante a confusão do 27 de Maio e andar a pé até as zonas da UNITA.

 

Como nem tudo dura muito, o fundador General que fez um comício forte com acusações atacando o casal Chingunji, também é acusado de golpe na leva de acusações que atingiu o grupo de co-fundadores como o tio Jorge Sangumba e outros grandes nomes. E o ilustre General ficou desterrado nos campos de concentração/produção até 1989 e sobre a nossa pressão internacional que revelou os abusos dos Direitos Humanos e Crimes do JMS este General é recuperado para desvalorizar as nossas acusações e é atribuído patente de General. (Mais detalhes no livro sobre os Chingunji que será publicado ainda este ano 2014)

 

Via Facebook/Dinho Chingunji

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article