Publié par fara

Foi ontém, dia 6 de Junho de 2015, que o partido maioritário em Angola, o MPLA, conta com mais de um Comité de Acção do Partido, CAP em sigla, na Confederação Helvética, mais precisamente no cantão do St Gallen.

Foi por volta das 15 horas, na Casa Saint António, na cidade do Santk Gallen, que os militantes do MPLA residentes no Cantão mais oriental da Suiça, realizaram a reunião para constituir, pela primeira vêz, um Comité de Acção do Partido.

A reunião foi presidida pelo camarada Carlos George, o primeiro Secretário do CAP da Suiça, coadjuvado pelos secretários dos CAP's dos Cantões do Zurique, Friburgo e de Neuchatêl e contou com a presença de 22 participantes, incluíndo os cincos militantes acompanhantes vindos dos já citados cantões, de dois simpantizantes e um convidado.

Durante a sua alucução introdutiva, o Primeiro secretário do CAP do MPLA/Suiça recordou aos militantes que vão dirigir o CAP/St.Gallen, que a humildade deve ser um princípio privilegiado, pois é assim que se consegue ser um dirigente capaz de reunir homens em torno de um ideal. Afirmou ainda que muitos critcam o MPLA pela gestão do país mas que recusam de olhar nos progressos realizados em todos domínios, em especial nas construções de habitaçõe sociais, hospitais, estradas, escolas, etc. Elogiou ainda os militantes do Cantão de St Gallen, que se constituiram, por vontade própria, em um CAP, com isto exortou-os de bem respeitar e cumprir Bíblia do partido, quer dizer, o programa e os estatutos do partido.

O ponto central da reunião consistiu na eleiçâo do secretariado, neste caso, foram constituidas as comissões de eleição, de mandatos e de acompanhamento. Os próprios militantes do MPLA do Cantão, numa reunião antecedente, teriam efectuados uma eleição provisória dos seus secretários, o que facilitou imensamente os acomapnhantes. A lista dos militantes pré-eleitos, foi apresentada à assembleia, com a leitura da biografia do pré-nomeado secretário. A eleição foi confirmada pelos militantes, em unanimidade, sem osbtençâo. O camarada Gaspar Francisco foi eleito Primeiro Secretário do Comité de Acção do Partido MPLA, no Cantâo do St Gallen, enquanto o Sr. Marcelino Álves foi indigitado para secundar o primeiro, no secretáriado.

Antes terminar a reuniâo, o primeiro secertário do CAP da Suiça, camarada Carlos George, que em nome do MPLA, felicitou os novos membros do MPLA, e os exortou a serem firme, no cumprimentos dos estatutos. Recordou ainda que o secretariado só estaria completa quando serâo eleitos os respons'aveis da JMPLA e da OMA.

Mas um CAP do MPLA na Suíça.
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article