Publié par fara

 Miguel da Costa Manzueto "Michel". Imagem do Facebook/Augusto Arismendes
Miguel da Costa Manzueto "Michel". Imagem do Facebook/Augusto Arismendes

 

Uíge está em luto.

 

Faleceu na madrugada do dia 20 de Junho, em Luanda, vítima de doença, o antigo guarda-redes do mítico Fc M.C.H, batizado mais tarde, Construtores do Uíge.


A província do Uige voltou a perder um dos seus mais emblemáticos filhos. Morreu Miguel da Costa Manzueto, ou simplesmente Michel, um homem do desporto que deu parte da sua vida à expansão do futebol nas terras do café.


Mister MIchel como era carinhosamente chamado, foi guarda-redes dos Construtores do Uíge durante o tempo em que esta equipa disputou os primeiros anos da existência do campeonato de nacional de futebol angolano, conhecido por Girabola e depois da descida da mesma na segunda divisão, defendeu também, na baliza do Fabril, outra equipa do Uíge que disputou a elit do futebol angolano por um ano, onde exerceu, também, a função do treinador principal, isto na década 80 do século passado.

 

Até a data da sua morte, exerceu funções do Presidente da Associação Pronvincial de Futebol e graças a ele, o Uige conseguiu apurar para o Girabola, a União Sport do Uige, depois de 27 anos da ausencia.

 

Michel foi um dos melhores guarda-redes que o Girabola tinha, homem carismático, deixou impressões positivas onde passou, como recorda o Augusto Arismendes, numa messagem postada nas redes sociais, em honra do ilustre desaperecido, " Michel foi pessoa de trato e de adaptação fácil, peculiar dos Desportistas, foi um grande impulsionador do futebol, o jovem, me recordo com nostalgia as palavras de incentivo que nos dava enquanto futebolistas quer no OJV, Benfica do Uige e Black Star do Rimaga, equipas em que deixei o meu ADN na asa direita dos respectivos ataques. A ultima vez que o vi foi na estreia em casa do União do Uige frente ao benfica de Luanda um jogo bastante polemico no qual houve inumeras expulsões e senti a dor imensa daquele homem que por sinal comandava os destinos do Futebol na meu Uige do coração."

 

Miguel da Costa Manzueto foi natural do munícipio do Bembe, província do Uíge.

 

 

Fontes consultadas: Facebook/ Augusto Arismendes e José Domingos Toloy.

 

 

 

Vuyo-Mokoena: Hamba-Nami.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article