Publié par fara

 

Maior partido da oposição quer também mudar lei da nacionalidade

Angola flgag bandeira
Angola flgag bandeira
 
 
 

A UNITA diz que vai continuar a lutar este ano pela mudança dos actuais símbolos alegando  que   sua  semelhança  com   os  do  MPLA afastam  a reconciliação nacional.

UNITA insiste na mudança da bandeira e símbolo de Angola - 1:48
 
 
Vitorino Nhany
Vitorino Nhany

​ O seu secretário geral Victorino Nhany disse  que esta  intenção  consta da agenda política para 2015, ano que em a presente Constituição completa cinco anos de vigência.

A Carta Magna do país atribui à Assembleia Nacional a faculdade de rever   algumas das suas cláusulas decorridos cinco anos da sua entrada em vigor ou da ultima revisão ordinária.

 Prevê também que a Assembleia Nacional “pode assumir, a todo o tempo, poderes de revisão extraordinária, por deliberação de uma maioria de 2/3 dos Deputados em efectividade”.

O secretário geral da UNITA  sustentou que o Hino e a  Bandeira Nacional devem ser revistos .

"Para uma reconciliação nacional, em que todos os sintamos vinculados a um hino nacional e a uma bandeira seria bom que houvesse vontade política no sentido de se fazer essa revisão", disse.

O principal  partido  da oposição é também  a favor anulação da proposta de Lei da Nacionalidade, aprovada na generalidade em 2014, por dar poderes ao Presidente da República para dar a nacionalidade angolana a estrangeiros  por considerar  que esta é uma matéria da competência  Parlamento, segundo Victorino Nhany.

 

Via VOA

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article