Publié par fara

 

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, defendeu quarta-feira, em Washington, um novo modelo de parceria com África com vantagens recíprocas.

 

Barack Obama discursava na abertura da cimeira de Chefes de Estado e de governo de África e dos EUA. O vice-presidente, Manuel Vicente, participou no encontro em representação do chefe de Estado.

 

"A nova África está a surgir . Tem das economias que mais crescem, onde também aumenta a classe média e com uma população jovem, e os governos fazem reformas económicas atraindo investimentos, alcançam ganhos no desenvolvimento, aumentando a produção agrícola e reduzindo as doenças infecciosas e melhorando a capacidade de lidar com as questões de segurança", sublinhou Obama

 

Para o estadista americano, a ascensão de África deve significar oportunidade para todo mundo, com o envolvimento de mulheres e jovens.

 

"Temos a oportunidade de fortalecer a governação, aumentar o comércio e criar empregos", sustentou.

 

Declarou que os governos, podem trabalhar juntos na aceleração das medidas de reformas, na criação de sociedades livres, estados de direito, transparência, prestação de contas e defesa dos direitos humanos, bem como no aprofundamento das relações nas áreas de segurança para enfrentar ameaças comuns.

 

Falou também da necessidade de se darem passos concretos para garantir mais justiça aos cidadãos.

 

Durante a cimeira, Barack Obama anunciou a disponibilização de sete mil milhões de dólares para a promoção de exportações norte-americanas para o continente, além da mobilização de mais 26 mil milhões de dólares para promover projectos ligados à produção de energia.

 

Via Angop

 

Obama defende novo modelo de parceria EUA/África
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article