Publié par fara

Dombel Silva aliás SABACTINI, Escritor, Médico e Docente Universitário.

Dombel Silva aliás SABACTINI, Escritor, Médico e Docente Universitário.

 
A obra literária “Kimpa Vita à Fogueira” será apresentada ao público no dia 23 de Maio, sexta feira, em cerimónia a ter lugar na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, numa actividade inserida nas comemorações do Dia de África.
 
O livro, da autoria do pesquisador Dombel Silva, com o pseudónimo de “Sabactani”, é resultado de pesquisa documental, descrevendo a monarquia no Reino do Kongo e a sua relação com os exploradores portugueses, tendo esta determinado o destino fatal de Kimpa Vita.
 
 Kimpa Vita en el siglo XVIII fue reina de el Kongo
De acordo com a obra, Kimpa Vita nasceu de uma família da nobreza Kongo, nas margens do rio Mbidizi, tendo sido baptizada e educada sob doutrina cristã. Ainda jovem, começou a pregar a palavra de Deus, atraindo multidões de seguidores, refere o livro. Entretanto, por se ter desviado daquela doutrina religiosa, foi presa, julgada e condenada à morte na fogueira, sentença que viria a ser executada no dia 02 de Julho de 1706.
 
Prefaciado pelo historiador e perito da UNESCO Simão Souindula, que fará a apresentação, a livro apresenta a estampa da editora Australivros, e contém 124 páginas, cujo texto está subdividido em dez capítulos, que numa narrativa histórica resultante de aturada consulta documental, descreve a vida e morte de Kimpa Vita com reverência épica,
 
Ndombele, aliás Dombel Silva (Sabactani), nasceu na localidade de Quimangumbo, município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, em Angola, aos 02 de Julho de 1965. Licenciou-se em Ciências de Enfermagem pela UAN e é enfermeiro no hospital Josina Machel, sendo também docente universitário. Interessado em questões antropológicas, dedica grande parte do tempo em pesquisas, oral e documental.
 
Do seu repertório literário nomeia-se a obra AZOMBO, Questões Socioculturais, publicada em 2012.
Para assistir à cerimónia de lançamento, estão convidados todos os interessados.
Luanda aos o2 de Maio de 2014
 
Contactos
Autor – 923793133
Editora - 912403327
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article