Publié par fara

Dezasseis mil 195 cidadãos angolanos estão registados actualmente no Consulado Geral de Angola em França, afirmou neste domingo, o cônsul-geral, Manuel António.

Em declarações à imprensa, que na capital francesa prepara a cobertura da visita oficial do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, Manuel António disse que a estimativa da polícia francesa é de que existem no país europeu 30 mil angolanos.

Em relação aos angolanos que ainda não estão legalizados em França, disse que o Consulado, por orientação do Instituto das Comunidades do Ministério das Relações Exteriores, criou um "consulado itinerante".

Informou ser uma estrutura que tem a missão de ir ao encontro dos angolanos lá onde se encontram, desde que seja dentro do território do Estado francês.

Sobre a emissão de passaporte nacional angolano para os cidadãos residentes em França, o cônsul-geral de Angola informou que foram solicitados dois mil 289 passaportes, dos quais mil 943 já foram entregues aos seus proprietários.

Quanto ao número de estudantes angolanos, disse não haver controlo do consulado por ser da responsabilidade do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (Inagbe).

"Só nos apercebemos dos nossos estudantes depois de finalizarem a formação quando solicitam apoio para a documentação que lhes permite regressar ao país", explicou.

O Consulado Geral de Angola em França existe desde 16 de Setembro de 2011.

Via Angop

Registados mais de 16 mil angolanos no Consulado Geral de Angola em França
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article