Publié par fara

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, vais estar em França em visita oficial nas próximas segunda-feira e terça-feira, seguindo depois para o Vaticano, para uma visita oficial de três dias, de 30 de Abril a 02 de Maio, anunciou a presidência.

Durante esta terceira visita do Chefe de Estado angolano a Paris, vista como um passo importante no sentido da normalização das relações entre os dois países, José Eduardo dos Santos manterá encontros com o homólogo francês, François Hollande, com o presidente do Senado e com empresários franceses.

A comitiva de José Eduardo dos Santos integra vários membros do Governo.

As relações político-diplomáticas e de cooperação entre os dois países iniciaram-se em Janeiro de 1977, ano em que Paris reconheceu oficialmente a independência da República Popular de Angola.

A França é o actual sexto maior fornecedor de Angola, a seguir aos EUA, Portugal, China, Brasil e África do Sul.

Os franceses ocupam ainda o terceiro lugar entre os países que mais investem em Angola. A petrolífera francesa Total é a maior produtora local, com 600 mil barris/dia, número que deverá crescer nos próximos anos em função de investimentos recentes na exploração off-shore (em águas profundas).

Além dos petróleos, os franceses têm investido também em áreas como, a industria agro-alimentar, banca e construção civil.

Os dois países desenvolveram ainda outras áreas de cooperação, designadamente na educação. A França destina 35 bolsas de estudo por ano a alunos angolanos para licenciaturas, mestrados e doutoramentos, em particular na área das engenharias.

A visita ao Vaticano insere-se no âmbito do fortalecimento das relações entre Angola e a Santa Sé, indicou a presidência.

Fonte: Novo Jornal

PR efectua visitas de trabalho a França e à Santa Sé
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article